O projeto SIMPLIFIED enquadra-se na área médica da cirurgia dentária que se encontra em franca expansão. A realização de próteses dentárias é feita pela inserção no osso mandibular ou maxilar de um implante. Por sua vez, o implante é montado numa superestrutura denominada pilar (abutment), onde a prótese dentária é posteriormente fixada.

Contudo, apesar das melhorias significativas das técnicas de manufatura da indústria dos componentes que integram os implantes, são necessários profissionais altamente qualificados, sendo igualmente um trabalho muito manual e, portanto, diretamente dependente da habilidade individual, aumentando custos com o processo.

No estado da arte, é possível recolher múltiplos sistemas de implantes, tornando difícil para o profissional estar a par da sua existência, com componentes protésicos e instrumentos individuais adequados para o uso de cada sistema. Portanto, o próprio fabricante acaba por fidelizar o profissional dentário pela negativa, uma vez que torna o investimento nas ferramentas excessivamente dispendioso, forçando uma utilização continuada. Alternativamente, o profissional é obrigado a adquirir vários sistemas para satisfazer as necessidades dos seus clientes.

Além disso, cada um dos sistemas difere dos restantes em detalhes que não são percetíveis a olho nu, criando assim grandes dificuldades aos cirurgiões dentários na gestão do seu trabalho, bem como dificuldades de comunicação entre o cirurgião e o paciente.

O uso de parafusos (66,7% dos protocolos) de ligação entre o pilar e o antagonista da coroa aumenta o número de componentes, complexidade do sistema, tempo de colocação e desinserção da prótese. Quando, por outro lado, são usados cimentos adesivos (33,3% dos protocolos), estes aumentam em 3.6 vezes o risco de periimplantite pela menor capacidade de vedação que conferem em relação à solução aparafusada, verificando-se a prevalência de periimplantite entre 30 a 50% dos casos.

Neste contexto, o objetivo do presente projeto é desenvolver um dispositivo para instalar nas próteses dentárias com suporte em implante, ultrapassando os constrangimentos identificados no atual estado da arte. Assim sendo, o projeto SIMPLIFIED visa criar um dispositivo disruptivo que torne possível montar facilmente nos implantes convencionais, mesmo se já aplicados no paciente, qualquer prótese, de acordo com os mais conhecidos sistemas de fixação entre as próteses e os pilares.

O Projeto SIMPLIFIED pretende oferecer aos doentes e profissionais de saúde um novo produto significativamente mais rápido, económico e vantajoso para o sucesso do tratamento dentário.  Irá concentrar-se na investigação e desenvolvimento de uma nova solução para a implantologia dentária, centrada num pilar universal, compatível com qualquer implante convencional, num sistema de retenção único e simplificado, aplicável em próteses fixas ou removíveis, assim como num conjunto de propriedades mecânicas e biológicas diferenciadoras.

DESIGNAÇÃO DO PROJETO • SIMPLIFIED
TIPOLOGIA • POCI‐01‐0247‐FEDER‐017982
INÍCIO • 01-05-2017
FIM • 30-04-2020
INVESTIMENTO ELEGÍVEL TOTAL • 934.337,14 Euros
ESTADO • Em curso