A Universidade do Porto (UPORTO), fundada em 1911, é uma instituição de ensino superior de referência focada nas vocações individuais e nas necessidades do mercado. Constitui um importante motor de desenvolvimento económico, social, cultural e científico em Portugal através das suas 14 faculdades, business school e 60 unidades de investigação científica localizadas em 3 campi universitários no Distrito do Porto.

A Faculdade de Engenharia (FEUP) é a maior das 15 escolas que constituem a Universidade do Porto, com mais de 8000 estudantes, 86 cursos e cerca de 600 professores e investigadores em 9 Departamentos de Engenharia: Civil, Eletrotécnica e de Computadores, Física, Industrial e Gestão, Informática e Computação, Mecânica, Metalúrgica e de Materiais, Minas e Geoambiente e Química. As principais áreas de Investigação & Inovação são as Tecnologias do Ambiente, Tecnologias do Mar, Tecnologias dos Alimentos, Biotecnologia, Ciências da Saúde, Tecnologias dos Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrotécnica, Automação e Controlo, Tecnologias de Informação e Telecomunicações, Engenharia de Sistemas, Sistemas Energéticos e Novas Formas de Energia, Qualidade e Segurança Alimentar, Prevenção e Redução de Riscos, e Gestão Industrial.

Professores e investigadores estão ativos em 20 unidades de I&D nacionais, 8 das quais receberam a classificação “Excecional” ou “Excelente” na última avaliação promovida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

A Faculdade coopera estreitamente com instituições de renome como a Agência Espacial Europeia (ESA), a IBM, Microsoft e a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), assim como com universidades de topo como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a Universidade do Texas em Austin (UTA) e a Universidade de Carnegie Mellon (CMU). Estes laços de cooperação contribuem para a modernização dos seus cursos, levando em consideração não só as necessidades dos muitos stakeholders portugueses e estrangeiros, como também as diretrizes de instituições tais como a Federação Europeia de Associações Nacionais de Engenheiros (FEANI) ou a Conference of European Schools for Advanced Engineering Education and Research (CESAER).

São várias as empresas de base tecnológica nascidas no seio da FEUP em áreas tão diversas como a Engenharia de Software, Sistemas e Tecnologias Marinhas, Tecnologias Ambientais e Industriais, Energia e Transportes. Através de sólidas parcerias empresariais, a FEUP desenvolve investigação de excelência, contribuindo para a valorização e transferência de tecnologia. Neste âmbito, destaca-se a Comissão de Ligação à Indústria, que tem como objetivo facilitar o diálogo interdisciplinar e procurar assegurar respostas mais eficazes às necessidades de Investigação e Inovação apresentadas pelas empresas e outras organizações, e ainda o Programa PRIME, que oferece valor real e vantagens competitivas às empresas, estabelecendo uma ligação próxima com as fontes de talento e conhecimento, que lhes permitem ficar na vanguarda da inovação.

Entre o ano de 2014 e 2018, os projetos e contratos de prestação de serviços de I&D desenvolvidos na FEUP envolveram no total 512 empresas diferentes, nacionais e internacionais.

No âmbito do Portugal2020, até inícios de 2019, a FEUP tem aprovados 48 projetos nacionais de I&D em parceria com empresas.

A FEUP como membro da rede BIN@ – Business and Innovation Network – promove a cooperação na investigação aplicada, a inovação aberta e a organização de missões científicas e tecnológicas. A FEUP encontra-se ainda localizada num Ecossistema de Inovação, em que a forte presença das engenharias, das ciências da saúde e do empreendedorismo se revela altamente propícia ao processo de inovação. Aqui encontra-se também instalado o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), estrutura fundamental de apoio à transferência de conhecimento entre a universidade e o mercado.